PERFIL DOS PALESTRANTES 

eDOC engenharia 2020

Palestrantes confirmados

Daniel Klafke -
W3K Tecnologia


Governança da Informação em Projetos de Engenharia integrando informações do ciclo de vida dos ativos industriais.


José Antonio do Nascimento - Petrobras


Produtividade e qualidade na organização e tratamento de documentos de engenharia: desenvolvendo indicadores visando a digitalização do processo.

Thiago Oliveira Rodrigues - Pesquisador do IBICT e Engenheiro Florestal

GESTÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA PARA SUSTENTABILIDADE: perspectivas da Engenharia 4.0 e Sociedade 5.0

Otto Machado -
Profits


Retorno Financeiro do E-CLIC em Projetos de Engenharia – Estudo de Caso. 



Andrés Villafuerte -Embrapa

Uso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Agricultura Digital




Ana Araújo -
(4A Consultoria)

Case A1/ Westrock: o desafio da gestão documental em um projeto de expansão industrial



Felipe Figueiredo -
Metrô Rio

Metrô RIO - Projeto piloto de gestão centralizada de documentos técnicos em oficinas de material rodante e salas técnicas.


Todeska Badke -
Edoc Consultoria

Apresentação do evento, programação e informes gerais do eDoc Engenharia Online.



Alexildo Vaz -
Especialista em Gestão de Conhecimento na VALE

Retrospecto: tirando o máximo de cada fase do projeto.



Célia Leitão -
Presidente da CBIM/DF

O BIM e seus impactos nos projetos e gestão de Arquitetura Engenharia Construçãoe Operação de Edificações.



Iza Saldanha -
CEO Arquibiblio

Ferramenta para processos de auditorias e auxilio na redução de custos em empresas de Engenharia: TTD - tabela de temporalidade e destinação

Everton Felipe -
 KLABIN.

Como uma tecnologia de Gestão da Informação de Projetos pode apoiar o planejamento, integração e controle em um empreendimento de grande porte.

Edenilza Magalhães -
Doc Expert 

Gestão Documental como ferramenta de apoio ao Gerenciamento de Projetos de Engenharia. 



Pedro Bussacos -
Hexagon

Gestão de mudanças como fator de integridade das informações em projetos de Engenharia



Ricardo Ladessa -
Hexagon

Gestão de mudanças como fator de integridade das informações em projetos de Engenharia



Irineu Silva -
Accruent Internacional

Excelência na Gestão da Informação de Engenharia: do Projeto de handover para Operação e Manutenção


Sabrina Gama -
Grupo Invepar

Programa Gestão Inteligente de Documentos de Arquivo no Grupo INVEPAR - segmento de infra-estrutura em mobilidade urbana, rodovias e aeroportos.

Luiz Guilherme Assis. -
Engenheiro Consultor 

Engenharia 4.0: Como estar conectado com as tecnologias para essa revolução: DRONES, BIM, Laser Scanner, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Pablo Soledade -
Informind

Transformação digital & ambiente paperless: do híbrido ao digital.



Paulo Roberto Maciel -
Engenheiro Consultor

Gerenciamento de riscos e a tomada de decisão em cenário de incertezas.


Camila Vila Verde -
Doc Expert

Gestão Documental como ferramenta de apoio ao Gerenciamento de Projetos de Engenharia.

Marco Godinho -
Consultor

Inovação e compliance na transformação digital nos negócios das Engenharias ou será na Engenharia dos negócios? vislumbres & perspectivas.

Daniel Klafke - W3K Tecnologia
Possui 18 anos de experiência na gestão de projetos e equipes com foco em gerar valor para empresas através da implementação de tecnologias para governança da informação, gestão do conhecimento e automatização de processos de negócios para o mercado corporativo. Atuou em projetos de implantação de sistemas de gerenciamento de documentos, virtualização de processos e iniciativas paperless para empresas como GERDAU, PETROBRÁS, MARCOPOLO, KLABIN, SUZANO, ITAIPU e GRUPO VOTORANTIM.

Ana Araújo é pós-graduada em Informática com ênfase em projetos de TI e bacharel em Gestão da Informação, ambos pela UFPR. Atua na área de gestão da informação há mais de 13 anos e em projetos como Coordenadora de ocumentação Técnica da A1 Engenharia para grandes empresas como klabin, Suzano, Fibria, Petrobrás, Peróxidos, Melhoramentos e
Westrock. Atua como autora e produtora de conteúdo para livros didáticos de Gestão da Informação e TI no ensino o a distância, e é consultora 4ª consultoria e treinamentos em
diversos segmentos, além de auxiliar empresas a implantar práticas de gestão do conhecimento.

Camila Vila Verde -  Bibliotecária, mestre em Ciência da Informação pela UFMG, com mais de 15 anos de experiência à frente de projetos para diagnóstico, planos de ação, estruturação, padronização, criação de metodologias e sistemáticas para gestão de documentos, dados e informação para empresas e instituições, com destaque para Engenharia e Industria. Em seus trabalhos Camila sempre busca aliar metodologia, gestão de processos e pessoas às possibilidades tecnológicas mais adequadas ao projeto. Atuou em empresas como PETROBRAS, KLABIN e SIEMENS, auxiliando empresas em seus processos de transformação digital. Produtora de conteúdos para a área de gestão documental, está sempre presente nos principais eventos da área como palestrante e curadora. 

Marco Godinho - Com passagens em funções e cargos no setor público e privado, no terceiro setor e na academia; trabalha a conexão tríplice hélice – convergência entre setores públicos, privados e acadêmicos, pontuando a articulação de projetos com visão e rumos estratégicos no território, integrando pessoas, ambientes & organizações, compartilhando ativos, competências & potencialidades; mediando & alinhando vontades locais sintonizadas com o global. Destacam-se as participações nas políticas locais de C. T. & I. no art. 197 da C.E. e no CMCT/FACITEC de Vitória; nos projetos do o Observatório Astronômico/UFES e do Planetário de Vitoria; da Incubadora de Base Tecnológica TecVitória e do Parque Tecnológico Metropolitano.

Otto Machado - Formação em Engenharia Civil pela UFRJ, titulou-se mestre (2002) e doutor (2006) em Engenharia Civil pela COPPE - UFRJ, com especialização em Inteligência Computacional. Competência em: gestão documental, desenho de processos e implantação de sistemas, tendo mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial. Atuou por 10 anos na empresa de consultoria Accenture e atualmente é sócio e diretor geral da Profits Consulting, empresa especializada em gestão documental e tecnologia de informação.

Todeska Badke - Diretora Executiva da EDOC Capacitação e Curadora de conteúdo dos mais de 70 eventos presenciais realizados. Quarenta anos de experiência na área de gestão de documentos e informações. Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Negociou e esteve a frente da realização de projetos corporativos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur, BMG, Banco Chase e outros do mesmo porte. É Curadora e Realizadora de programas de capacitação e eventos nas áreas de gestão de informações desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela UFES/ES, Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ. 

Pablo Soledade - CEO da Informind Treinamentos, coordenou o GDIOnline 2018 e 2019 que em suas edições reuniram mais de 8 mil pessoas. É Doutorando e mestre em Ciência da Informação,
especialista em administração, bacharel em Arquivologia. Tem 20 anos de atuação em
gestão documental, especialmente digitalização e transformação digital, onde já atuou em
projetos em todo Brasil.

Sabrina Gama - Especialização em Gestão Estratégica e Qualidade. Formada em Arquivologia pela UNIRIO com 20 anos de experiência, com forte atuação em gestão de documentos técnicos, gestão de projetos, implantação de GED e gestão da informação com foco em Óleo & Gás e em uma das maiores empresas de mobilidade urbana e infra-estrutura de transporte da América Latina (Metrô e Rodovias)

Felipe Figueiredo - MBA em Gerenciamento de Projetos.
Com 14 anos de experiência, atuando em gestão de documentos, gestão de projetos, implantação de GED e CEDOC e passando por diversas áreas como Escolas, Faculdade, Escritório de advocacia, Multinacional no ramo de Gás Natural e em uma das maiores empresas de mobilidade urbana e infra-estrutura de transporte da América Latina (Metrô e Rodovias). Profissional formado em Biblioteconomia pela UNIRIO

IRINEU SILVA - Com mais de duas décadas colaborando para garantir a produtividade, segurança e conformidade dos ambientes construídos pela humanidade, atuou em projetos de gestão de informação e ativos em grandes empresas no Brasil, América Latina, Asia e Europa. Possui M.B.A em Gestão de Projetos pela FGV e especialização na área de comunicação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Ricardo Ladessa - Engenheiro eletricista – Escola de Engenharia Mauá / MBA Gestão de TI – FGV. Responsável por definições estratégicas de Digital Twin e soluções de mobilidade. Especialista em soluções de Gestão da Informação, engenharia elétrica, processos, modelagem 3D. Experiência em projetos de plataforma de petróleo, mineração, petroquímica na América do Sul

Pedro Bussacos - Engenheiro Químico - UFSCar / Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos; Participação em operações e processos - Votorantim Cementos; Participação em Comissionamento e Disponibilidade Operacional - Projeto Vale - PRC; Especialista em projeto esquemático - Smart P&ID, Smart Electrical; Participação com Owners Operators e EPC para identificar soluções para o gerenciamento de todo o ciclo de vida das plantas industriais.

Alexildo Vaz - Profissional com longa experiência em gestão do conhecimento e projetos, está há 20 anos na VALE, empresa na qual atuou nos departamentos de logística, Agrobusiness e projetos de capital, área na qual realizou diversas iniciativas de gestão do conhecimento. De 2013 a 2018 foi o editor do website Notícias de Mineração Brasil, do grupo australiano Aspermont Limited. Com mestrado em Engenharia de Transportes, ele é formado em jornalismo (UERJ) e economia (UFRJ) e tem artigos acadêmicos publicados nas áreas de gestão de inovação, gestão de conhecimento, transportes e sustentabilidade.

Andrés Villafuerte – Embrapa - Profissional com carreira construída em organizações de diversos setores: Indústria, Tecnologia da Informação, Consultoria Empresarial, Educação e Agropecuária. Engenheiro Mecânico com Doutorado em Ciência da Informação (UFMG), Mestrado pela PUC-RJ, Especialização em Technology Transfer and Marketing (University of California Davis - EUA). Atua na Embrapa, na área de Transferência de Tecnologia e Inovação. Palestrante, consultor e professor em cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Criatividade e Design Thinking, Inovação em Serviços e Gestão de Projetos Inovadores.

Edenilza Magalhães - Bibliotecária formada pela UFSCar realizou projeto de gestão do conhecimento junto ao núcleo de Engenharia da USP São Carlos. Integrou a equipe de fiscalização das obras de modernização e ampliação da Refinaria Henrique Lage (Petrobras), em São José dos Campos, foi responsável pela gestão física e eletrônica de documentos contratuais. Responsável pela estruturação e implantação do Arquivo Técnico da Refinaria Abreu e Lima (Petrobras) em Recife. Atua na Doc Expert como consultora em projetos de gestão de documentos, trabalhando em projetospara empresas como Siemens, Klabin, Arcadis, A1 Engenharia, W3K e WestRock.

Everton Felipe Morais é pós-graduado em gerenciamento de projeto e bacharel em engenharia de Produção. Atua na área de gestão de projetos e portfólio com ênfase em planejamento há mais de 13 anos em projetos como coordenador de planejamento,para grandes empresas como KLABIN, VALE, Usiminas, Petrobrás, Nestle Entre outras. Atual Coordenador de Planejamento da KLABIN.

Celia Leitão - Presidente da CBIM/DF - Camara Brasileira de BIM do Distrito Federal. Graduada em Engenharia/Construção Civil pelo CEFET-UTPR, especialização em Instalações Hidráulicas pela UTPR, Mestrado (PPGA) em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialização em Engenharia e Tecnologias Ambientais, pela Fundação Universitária Iberoamericana - Universidad de Léon, MBA em Gerenciamento de Projetos com enfase em Construção Civil pelo IBTA/IBEMEC, especialização em Training Program to Develop Excellence in Skills pela HAMK University of Apllied Sciences e Certified Professional Coach pela Behavioral Coaching Institute - BCI e, MBA em Gestão Industrial pela Faculdades da Indústria -FIEP

Iza Saldanha - CEO Arquibiblio. Pedagoga empresarial e Bibliotecária com 20 anos de experiência, atuando no mercado com gestão de documentos e informações em diversos segmentos. Bibliotecária temporária do Instituto do Aço.

José Antonio do Nascimento - Gerente de Documentação Técnica e Legal de Ativos de Produção da Petrobras; Membro do CB-14 - Informação e Documentação, da ABNT; Professor de Gestão de Documentos - Universidade Petrobras; Coordenador da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Petrobras; Representante da Petrobras na Subcomissão do SIGA do Ministério de Minas e Energia; Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos – PPGARQ/UNIRIO; Máster em Economia e Ética de Empresa – LUMSA, Roma, Itália; Especialista em Gerenciamento de Projetos – POLI/UFRJ; Bibliotecário pela UNIRIO e Advogado pela UERJ.

Luiz Guilherme Assis - Engenheiro Mecânico formado pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina com pós-graduação em Engenharia de Tubulação pela PUC-Rio, trabalhando com projetos das áreas de Petróleo e Gás, Papel e Celulose e Petroquimicas, desde 2007. É administrador de Sistemas CAD/CAE e coordenador da área de Sistemas de Engenharia na A1 Engenharia, tendo trabalhado com diversos softwares da área como PDMS, Navisworks, Cyclone, Autocad, Caesar II, TEKLA, COMOS, além de diversos desenvolvimentos internos como utilização de escaneamanento a laser visando melhorar as informações de medições em campo, Drones, Fotogametria aérea e terrestre e automações de processos de projeto.

Paulo Maciel - Engenheiro eletricista, 37 anos de experiência profissional nas áreas de elétrica, automação e instrumentação, mestre em administração – Gerenciamento de projetos, MBA em gestão de projetos. Coordenou e gerenciou projetos de várias complexidades nos mais diversos segmentos industriais: Mineração, siderurgia, óleo e gás, papel e celulose, energia, automobilístico, entre outros.

Thiago Oliveira Rodrigues - Engenheiro Florestal, PhD em Ciências Florestais. Pesquisador do Ibict em Gestão da Informação para Sustentabilidade. Gestor de Qualidade do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros - SICV Brasil. Consultor em Avaliação do Ciclo de Vida de produtos.

Fique de olho no nosso site

Garanta sua vaga agora!

© Copyright 2020 eDOCOnline - All Rights Reserved